terça-feira, 12 de julho de 2011

Demorou, mas os programas de TV com audiodescrição estão no ar!

Depois de muitas conversas, ofícios, reuniões, portarias ministeriais e manifestações (saiba um pouco dessa luta na minha dissertação de mestrado), a audiodescrição passou a ser transmitida opcionalmente na televisão digital aberta! O fato histórico aconteceu "sem querer querendo" com o prorgama "Chaves" do SBT no dia 1º de julho. Se quiser saber mais, leia o artigo "SBT com AD, tudo a ver" de Klístenes Braga clicando no link .

Até o momento, o SBT, a TV Globo e a MTV divulgaram quais os programas terão audiodescrição visando o cumprimento da Portaria nº 188 publicada em março do ano passado pelo Ministério das Comunicações. Esta Portaria estipulou que para esse primeiro ano, as emissoras devem transmitir ao menos 2 horas de programas com audiodescrição por semana.

Confira a programação da TV brasileira que possui audiodescrição na lista TV acessando http://comaudiodescricao.blogspot.com/p/comerciais-de-tv.html . Por causa da programação de TV, a lista ganhou nova formatação. Na parte de cima, há  a programação atual com audiodescrição com as informações de dia, programa, canal e horário. Na parte de baixo, estão listados os programas e comerciais de TV que já foram transmitidos com audiodescrição.

Agora mais do que nunca, conheça, divulgue, colabore, fiscalize! Audiodescrição, já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário