quinta-feira, 17 de março de 2011

Ópera La Bohème com audiodescrição

1ª ópera de Ribeirão Preto com audiodescrição

Na 3ª récita da ópera La Bohème (20/03), 40 espectadores com deficiência visual poderão acompanhar todo o espetáculo com audiodescrição. A iniciativa é da audiodescritora Flávia Machado que fará a locução ao vivo descrevendo cenários, figurinos, movimentação dos personagens e legendas em português.

Ela explica que a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que está sendo cada vez mais usado no Brasil. "Já temos audiodescrição em DVDs, peças de teatro, festivais de cinema, óperas, mas ainda falta a audiodescrição na programação televisiva", afirma. A ópera La Bohème será a primeira a ser audiodescrita em Ribeirão Preto. No Theatro Pedro II, a peça "Vestido de Noiva" (Nelson Rodrigues) encenada em 2009 ainda é a única na cidade já exibida com audiodescrição. "O objetivo é divulgar a audiodescrição e aumentar o número de opções culturais e artísticas acessíveis para a população", afirma Flávia. 

Flávia Machado ressalta que a acessibilidade para pessoas com deficiência visual deveria ser tratada como a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, através do uso de legendas e intérpretes de LIBRAS, e também para pessoas que não compreendem uma determinada língua. "As récitas da ópera possuem legendas em português, porque a maioria dos espectadores não compreendem italiano", afirma a audiodescritora e acrescenta que se trata de adequar a transmissão de informações da maneira mais adequada ao público. 

Serviço: 
Ópera La Bohème
20/03 - domingo
Horário: 19h
Local: Theatro Pedro II
O serviço de audiodescrição deverá ser solicitado com antecedência pelo email flaviamachad@yahoo.com.br . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário